segunda-feira, 21 de setembro de 2015

A história do Youtube: O maior site de videos da Internet


A história do site de vídeos YouTube teve início em uma garagem de San Francisco (Califórnia, EUA), em fevereiro de 2005. Lá, os funcionários de uma empresa de tecnologia Chad Hurley e Steve Chen, hoje com 29 e 27 anos, respectivamente, iniciaram a criação de um programa de computador para dividir vídeos com os amigos.

O YT apresentava média de 8 milhões de vídeos visualizados por dia. Pode parecer bastante, mas para se ter uma ideia do salto nestes últimos anos, só em plataformas móveis, segundo os dados oficiais mais recentes, já são 1 bilhão de vídeos visualizados. Ele também tem mais de 4 bilhões de horas assistidas por mês ao total.

Os números eram modestos no início, mas cresciam rápido. Em fevereiro de 2006, a página já viu este valor quase dobrar, alcançando 15 milhões de vídeos assistidos diariamente. Já eram enviados 20 mil arquivos por dia nesta época, conforme o The Telegraph. Cerca de 20 meses depois, a invenção foi comprada por US$ 1,65 bilhão pelo Google. A idéia de criar o YouTube surgiu por conta do inconveniente de compartilhar arquivos de vídeo. “Estávamos em um jantar em janeiro de 2005, onde fizemos arquivos digitais. No dia seguinte, não conseguíamos enviá-los por e-mail e demoramos muito para colocá-los na internet. Pensamos que deveria haver uma forma mais fácil de fazer isso”, afirmou Hurley, em entrevista à revista “Fortune”.

Os dois (agora multimilionários) trabalharam juntos na PayPal, uma empresa de pagamento e transferência de dinheiro via internet comprada em 2002 pelo site de comércio eletrônico eBay. Por conta desta experiência profissional, eles conheceram Roelof Botha, executivo da PayPal e parceiro do fundo de investimento Sequoia Capital, que investiu US$ 3,5 milhões no site de vídeos em novembro do ano passado. 
Hurley cresceu nos subúrbios da Filadélfia (EUA) e estudou design na Universidade da Pensilvânia. Ele chegou ao PayPal depois de ler uma reportagem sobre a empresa na revista “Wired” e enviar um e-mail para a companhia pedindo emprego. Na entrevista, desenhou um logotipo para o PayPal que, de tão bem aceito, continua sendo usado até hoje. Depois da aquisição do eBay, Hurley saiu da empresa e passou a trabalhar como consultor em design até iniciar o projeto do YouTube.

Chen, por sua vez, nasceu em Taiwan e sempre foi um aficionado por matemática. Ele se mudou para os Estados Unidos e estudou programação na Academia de Matemática e Ciência de Illinois. Na Universidade de Illinois cursou ciência da computação e, no último semestre, foi contratado para trabalhar no PayPal por Max Levchin, co-fundador da empresa e seu colega de classe. Segundo a revista “Business Week”, Chen permaneceu na companhia até o início de 2005, ajudando no processo de expansão para a China.

Este crescimento chamou a atenção do Google, que selou sua aquisição em outubro do mesmo ano, por US$ 1,65 bilhão. A empresa, no entanto, afirmou que as receitas ainda "não eram materiais" e mostrou saber que o serviço ainda estava longe de ser lucrativo, principalmente pelo alto consumo de banda. Estima-se que em janeiro de 2007, o YouTube consumia banda equivalente a toda a internet no ano 2000.

Com a aquisição do Google, os dois empresários continuariam trabalhando na empresa que criaram, assim como os 65 funcionários da companhia (no total, são 67 pessoas) à época. A sede do YouTube foi mantida em San Bruno, na Califórnia, e a companhia operaria de maneira independente do Google "para preservar sua marca de sucesso e comunidade apaixonada”, segundo comunicado divulgado publicado a época de sua compra pelo google.

Em outubro 2009 o site atingiu 1 bilhão de visualizações diárias, conforme Chad Hurley, co-fundador do serviço, afirmou em um blog. Em março do ano seguinte, já alcançava a marca de um dia inteiro (24 horas) de vídeos enviados a cada minuto.

Em fevereiro 2011, o YouTube registrava 490 milhões de usuários ativos por mês, que assistiam a 92 bilhões de vídeos mensalmente. O Google computava que, ao total, as pessoas passavam 2,9 bilhões de horas no site por mês, sem contar os vídeos embedados ou assistidos em mobile. Durante o ano todo, a página teve 1 trilhão de vídeos visualizados, média de 140 vídeos assistidos por cada habitante da terra.Chegando aos dias atuais, os números oficiais mais recentes, de 2012, somam 72 horas de vídeos enviadas por minuto ao serviço. Estima-se que o Google tenha conseguido arrecadar US$ 3,6 bilhões com o YouTube no ano passado, segundo a consultoria Citi.


Curiosidades:

- O canal mais assistido do site é o Vevo, com clipes musicais. São quase 109 bilhões de visualizações, segundo o SocialBakers.

- Segundo o Alexa, o YouTube é hoje o terceiro site mais popular do planeta, perdendo apenas para o próprio Google e o Facebook.

- Os Estados Unidos correspondem a 30% de toda a audiência da plataforma. Medição da New Media Rockstars mostra que, entre os 100 maiores canais, o Brasil é apenas o 9º, com cerca de 10 bilhões de visualizações.

- Logo abaixo está o primeiro vídeo da história do YouTube, que não traz absolutamente nada de especial. Ele mostra o co-fundador do serviço, Jawed Karim, em frente a um elefante no zoológico de San Diego, na Califórnia. O conteúdo foi gravado por Yakov Lapitsky e já tem mais de 10 milhões de visualizações:



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